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quinta-feira, 10 de abril de 2014

Pessach não termina: ensine bem aos seus filhos!

* Rabino Isaac Benzaquen  

O mundo que construímos amanhã é feito das narrativas que hoje contamos aos nossos filhos. O que gera a liberdade?  A revolução nas ruas?  Os protestos em massa?  Uma guerra civil?  Mudanças de governo?  A derrubada da velha guarda e sua substituição por uma nova?

Os livros do Êxodo e do Deuteronômio adotam um caminho completamente diferente. É surpreendente como, ao refletir sobre a jornada dos israelitas da servidão à liberdade, Moisés se veja retornando sempre a um ponto que se sobressai aos demais: o que e como ensinamos aos nossos filhos.  “Quando seus filhos lhe perguntarem isto, responda-lhes assim.”  “Ensine a seu filho nesse dia.”  “Diga a seu filho...” Por quatro vezes, Moisés trata do dever dos pais de educarem seus filhos, transmitindo-lhes a história do nosso povo até que esta se torne a própria história deles.

E é isso o que fazemos em Pessach: reunimos nossa família ampliada para reconstituir a noite de muito tempo atrás, quando nossos ancestrais se aprontaram para deixar o Egito e começarem a longa caminhada rumo à liberdade.  É uma memorável cerimônia, o ritual religioso mais antigo e continuamente observado de que se tem notícia no mundo, remontando a milhares de anos.  Ainda comemos matzá, o “pão da aflição” seco e não fermentado, e provamos o maror, “as ervas amargas” da servidão.  E as crianças ainda permanecem no coração dessa celebração.  Pois somente podemos contar a história em resposta a perguntas feitas por uma criança.  Daí que, para tantos de nós, a lembrança judaica mais remota é a das quatro perguntas, começando por “Por que esta noite é diferente das outras?”  Continuamos fiéis à determinação de Moisés: antes de mais nada, ensine aos seus filhos.

Moisés nos ensinou que o mundo que construímos amanhã é feito pelas histórias que contamos hoje a nossos filhos.  A política move as peças.  A educação muda o jogo.  Se almejar uma sociedade livre, ensine, então, a seus filhos como é a opressão.  Conte a eles quantos milagres são necessários para chegar até ela, a liberdade.  Sobretudo, estimule-os a fazer perguntas.  Ensine-lhes a pensar por si mesmos.  Consiga que eles continuem com a herança, não por meio de uma obediência cega –que é a pior preparação para a liberdade–, mas, sim, pela conversa ativa e desafiadora que se perpetua através das gerações.  Foi assim que aprendemos, quando crianças, sobre a longa caminhada rumo à liberdade.  Foi assim que passamos a adotar a história de nossos ancestrais como sendo a nossa.

Dentre todas as conversas sobre os grandes desafios que afligem o mundo neste século XXI – mudanças climáticas, a economia global, a confusão da política, o impacto da nova tecnologia – pouco se fala ou se pensa sobre a educação e, mesmo quando isso é feito, o foco bate no lado errado, como, por exemplo, nas habilidades técnicas.  A educação é de longe o determinante de maior importância do futuro da raça humana e o que e como educamos e ensinamos nossos filhos é a decisão mais importante a ser tomada.

Devemos ensinar nossos filhos que a liberdade só vem quando se respeita a liberdade dos outros e que isto envolve tanto responsabilidades como direitos e significa fazer sacrifícios pelo bem comum. D-us, o poder supremo, interveio na história há muito tempo, para auxiliar uma nação de escravos, absolutamente sem poder algum, e desde então Ele nunca lhe faltou.  A obra Dele deve se tornar a nossa obra.  Assim também, não podemos ensinar essas coisas sem dar às crianças, aos nossos filhos, o espaço e a margem para perguntarem e questionarem, aprendendo, dessa maneira, a dignidade da dúvida e da divergência, em si mesmos elementos básicos da liberdade.

A liberdade não nasce dos campos de batalha, mas, sim, dos lares, das escolas e das casas de estudo.  Esta é a mensagem  essencial do ritual mais antigo do mundo,em Pessach, e sua força permanece irredutível até os dias de hoje.

Moadim Lesimchá! Chag Sameach!

* Rabino Isaac Benzaquen (Sinagoga Shel Guemilut Hassadim)

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