NOTA OFICIAL
Venda da Hebraica de Niterói
A FIERJ - Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, através de sua Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo, expressa sua profunda preocupação com a decisão da venda do clube Sociedade Hebraica de Niterói, comunicada recentemente por sua Presidente eleita.
A FIERJ reafirma sua postura de não interferência em assuntos internos de cada instituição judaica do estado. No entanto, como representante maior da Comunidade Judaica do Rio de Janeiro, tem o direito e o dever de expressar-se em temas que afetem nossa coletividade.
A FIERJ entende que o patrimônio comunitário construído ao longo das últimas décadas, através do esforço conjunto de membros de nossa comunidade, deve ser mantido para usufruto desta mesma comunidade, visto que este foi o propósito original de seus idealizadores, financiadores e executores.
A FIERJ compreende que as comunidades judaicas devem adaptar-se a novos tempos e contextos, por isto defende que bens imóveis que não mais possam ser utilizados em sua plenitude para um determinado propósito comunitário devem ter como destino preferencial sua utilização para outros fins dentro da própria comunidade.
A FIERJ, como entidade representativa de todos os judeus do estado, põe-se à disposição da comunidade judaica de Niterói para buscarmos, juntos, uma alternativa a este melancólico fim de uma instituição que faz parte de nossa história e que, certamente, ainda pode ter um lugar de destaque em nosso futuro comunitário.
Rio de Janeiro, 5 de março de 2014.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário