*Patricia Tolmasquim
Nos dias 12 e 13 de fevereiro, a coordenadoria geral de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SMDS, realizou a 1ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos – Por um Rio de Direitos. Mais de 900 pessoas prestigiaram a conferência que contou, na mesa de abertura,
com autoridades de peso na área dos direitos humanos como o ex-ministro e atual membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos – OEA Paulo Vannuchi, do professor e Coordenador do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ - Emir Sader eWadih Damous, presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro e de autoridades do executivo de nossa cidade, o Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Social, Adilson Pires e Ana Rocha, Secretária Especial de Políticas para Mulheres do município entre outros.
A Conferência homenageou o ex-deputado Rubens Paiva na pessoa da filha Vera Paiva, desaparecido nos porões da Ditadura Militar por sua luta e sacrifício pela democracia brasileira. A professora Vera Paixa estendeu a homenagem a todos os perseguidos pelo Regime Militar que completará 50 anos no próximo dia 31 de março de 2014 e também aos milhares de desaparecidos e perseguidos políticos, dando como exemplo o caso de Amarildo.
Neste encontro foram aprovadas as diretrizes e propostas que vão integrar o Plano Municipal de Direitos Humanos, além de dar o pontapé inicial para a a criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania. Segundo Ernesto Braga, Coordenador da Coordenadoria Geral dos Direitos Humanos da SMDS, o evento representa um antigo desejo da população. "O amplo debate promovido através das pré-conferências durante o ano de 2013,mostrou como a população carioca almejava essa discussão. A 1ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos vai ser um marco para cidade".
A plenária da conferência aprovou as propostas que irão compor o Plano Municipal dos Direitos Humanos, de onde, ainda segundo Braga, serão tiradas as diretrizes que nortearão a Coordenadoria de Direitos Humanos na elaboração das políticas públicas voltadas para o tema e do indicativo para criação do Conselho Municipal dos Direitos Humanos.
A luta pelos direitos humanos é cara à comunidade judaica de todo o mundo e não poderia ser diferente no Rio de Janeiro. Nossa comunidade fez-se presente e prestigiou a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos com a presença de Jayme Salim Salomão, presidente da FIERJ.
Jayme Salim Salomão (pres. FIERJ), Patricia Tolmasquim e Adilson Pires (vice-prefeito RJ)
*Patricia Tolmasquim é assessora técnica da Coordenadoria geral de Direitos Humanos da SMDS.
Deixe seu comentário aqui!

Nenhum comentário:
Postar um comentário