Os conceitos emitidos nas matérias assinadas não representam necessariamente a opinião da editoria, sendo de exclusiva responsabilidade de seus autores. Todos os direitos reservados, vedada a reprodução de publicações sem o consetimento prévio da editoria.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Debate dos Presidenciáveis FIERJ 2014

O salão do Hillel esteve literalmente tomado pelo público (cerca de 100 pessoas), em sua grande maioria jovens interessados no debate dos presidenciáveis e seus vices para a FIERJ, cuja eleição está designada para o dia 24 do corrente.

Mediado por Miguel Gherman, a organização apresentou diversos temas, como representação política, posicionamento em relação a Israel, pluralidade de opiniões, antissemitismo, assimilação e juventude.

Os questionamentos mais acalorados ocorreram pela solicitação de espaços na comunidade, principalmente pelas "tnuot" (movimentos juvenis) para que a voz dos jovens externassem suas preocupações e anseios, o que favoreceu a iniciativa, aplaudida, da realização futura de um Seminário da Juventude e a FIERJ.

No encerramento, Paulo Maltz candidato a presidência pela chapa "Chai" considerou ser necessário instruir as crianças nas escolas com informações a respeito do Holocausto e o antissemitismo, para que se defendam junto à comunidade maior. Para isto, pretende implantar um projeto específico como já acontece em São Paulo.

Gerson Hochman, candidato pela chapa "Hatikva", enfatizou a continuidade da luta contra o preconceito e o antissemitismo, evidenciando ainda, a indispensável aproximação com a juventude, trazendo-a para um trabalho em conjunto comunitário. Também disse ampliar a comunicação (tv aberta e rádio) através de verba de empresários já contactados para este fim.

Uma avaliação sobre o oportuno evento transmitido ao vivo pela página do facebook Hillel Rio, nos leva a destacar a participação dos vices Ana Marlene Starec (chapa Hatikva) e Herry Rosenberg (chapa Chai) que em todas as oportunidades em que se manifestaram no debate, o fizeram debruçados na larga experiência em trabalho nas instituições judaicas.

Assista (no minuto 20' o início do debate):



Um comentário:

  1. Amigo Jakob,
    Muito bom! Sempre em cima dos fatos.É sempre um prazer receber e ler
    o seu jz.
    Abs.
    Isac Gilban

    ResponderExcluir