Os conceitos emitidos nas matérias assinadas não representam necessariamente a opinião da editoria, sendo de exclusiva responsabilidade de seus autores. Todos os direitos reservados, vedada a reprodução de publicações sem o consetimento prévio da editoria.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Judens carentes? Sim, existem.

A festa judaica que reúne a família em torno da mesa recheada de iguarias especiais e simbólicas, traz a lembrança da infância, celebrando e comemorando a passagem da escravidão à liberdade dos hebreus pelo êxodo do Egito.

Este primeiro levante em que os escravos se rebelaram contra os opressores, certamente constitui e exemplifica o marco das lutas mais tarde identificadas como direitos humanos.

Maot Chitim é uma instituição judaica que se dedica a prática da "tsedacá ", que em hebraico significa mais justiça que caridade. E é na ocasião das vésperas de Pessach, quando se relembra, celebra e comemora a liberdade pelo êxodo do Egito, que a mencionada instituição age distribuindo produtos de Pessach aos necessitados.

São judeus carentes que se deslocam dos mais longínquos pontos de onde moram, para receberem estes benfazejos donativos. A comunidade judaica, segundo censo realizado somam no RJ cerca de 22 mil pessoas, tem demonstrado sinais de enriquecimento em sua maior parte, dentre outras, as grandiosas festas em suntuosos locais da cidade. 

E esta mesma comunidade com pouco ou nenhum conhecimento da existência e das precárias condições de vida de judeus carentes, tem o dever de minorar este sofrimento, conforme preceito talmúdico de que " todos os judeus são responsáveis uns pelos outros ".

                                     CHAG PESSACH SAMEACH!

2 comentários:

  1. Olá,

    Sou um contribuinte do maot seria bom conseguir o contato dessas pessoa para trazer elas para a sinagoga diariamente pois alem do maot as sinagogas oferecem vários projetos e ajudas e assim enchendo o kahal para resar com mais pessoas para Hashem.

    Chag Samech!

    Nando Nigri 7862-0088


    NIGRI SOM&LUZ

    ResponderExcluir
  2. Tem toda a raazão o Jornalista Jakob Zajdhaft quando explica os objetivos do Maot Chitim.Na
    verdade vou mais além,nós judeus somos responsáveis uns pelos outros sempre,e não só em
    Pessach.
    Isac Gilban

    ResponderExcluir