Os conceitos emitidos nas matérias assinadas não representam necessariamente a opinião da editoria, sendo de exclusiva responsabilidade de seus autores. Todos os direitos reservados, vedada a reprodução de publicações sem o consetimento prévio da editoria.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Em busca do Judaísmo

(Entrevista  que realizamos em fins de 2013 com o pastor evangélico Bruno Rezende para o Nosso Jornal-Rio sobre a identificação com o valores do judaísmo.)

Oração da Havdalá

Por que um pastor evangélico abandona a sua crença e abraça o judaísmo ?
A entrevista com o líder de pequena comunidade familiar, não judaica, residente na  "Cascata dos Amores ", Teresópolis, demonstra o apego ao judaísmo e a incessante busca de conversão com o apoio do Rabino Yacov Valgriner Rotnes, de Svat, Israel.


Uma grande Menorah localiza o imóvel onde se pratica judaísmo com o estudo da Torah e celebrações dos ritos religiosos judaicos.

A curiosidade nos levou a conhecer o grupo, cordialmente recebidos pelo líder Bruno Rezende, ex-pastor evangélico, formado em teologia cristã, presenciamos as orações da " havdalá " que evidenciam o término do shabat e ouvimos o líder, que nos fala do amplo apoio que recebe do Rabino Yacov Valgriner Rotnes, de Svat,, que visita esta comunidade anualmente, prestando assistência e orientação nos procedimentos que visam legitimar a busca da conversão ao judaísmo.

Aí vai a entrevista.

Por que um pastor evangélico abandona a sua crença e abraça o judaísmo ?

- Eu era o líder de um grupo de pessoas cristãs da nossa comunidade familiar formada há 07 anos e juntos, impulsionados pela expectativa de ascendência judaica, começamos a estudar judaísmo e observamos a Bíblia com nova forma de enxergá-la, compreendê-la e notamos que não se ajustava com os princípios da Torah, como a ausência da vinda do Mashiach, o que nos levou a aprofundar os conhecimentos, entendendo e aceitando os valores judaicos como regra de conduta.

É seguido algum plano de estudos ?

Rabino Yacov Rotnes, de Svat, Israel
- Sim. O Rabino Yacov, de Svat, nos orienta no plano de estudos com assistência do conteúdo e toda a literatura religiosa, inclusive da " halachá ", que é o conjunto de leis da vida judaica. Trabalhamos coordenando o grupo na ausência temporária de um líder religioso, necessário para ajudar o grupo a se estabelecer e se tornar legítimo junto a comunidade judaica com a conversão, através de orientação de Rabino ortodoxo, sendo esta a nossa postura oficial.

Qual o relacionamento com a Sinagoga Shalom e outra existente no centro da cidade  ?

- Somos um " Beit Midrash ", Centro de Estudos, sem vínculo messiânico e sem vínculo com a comunidade religiosa messiânica do centro da cidade e temos boa relação e aproximação com a direção da Sinagoga Shalom, através do ex-presidente Jacob e do atual presidente Oscar.

Qual a linha religiosa seguida ?

- Seguimos a linha religiosa do Rebe Nachman, de Breslov, diante da maior identificação do judaísmo apresentado, rico em simchá, canto e envolvente alegria.

Como são feitas as orações ?

Bruno Rezende (à direita)
- No início o estudo do hebraico foi por conta própria e com o apoio de companheiros judeus e apesar de limitações, já lemos e fazemos as orações dos textos hebraicos com nossos " chazanim " .

O que gostaria de acrescentar.

- Estamos vencendo os desafios desta nova postura religiosa, inclusive com jovens da nossa comunidade estudando no Machon Meir-Yeshivá, em Jerusalém, Israel.


Deixe seu comentário aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário